A rentabilidade é uma característica dos negócios que tem a função de retornar o lucro líquido do investimento aplicado sobre o produto ou serviço de uma empresa. Por exemplo, uma companhia montada com valor inicial de 350 mil reais, lucra todo mês 7 mil reais. Dividindo o lucro pelo dinheiro gasto, chegamos a dois por cento de rendimento.

Outro aspecto existente no empreendedorismo é a lucratividade, visto que é o ganho obtido sobre o negócio realizado. Ela é baseada no lucro líquido e no valor total que é gerado por um determinado produto. Em outras palavras, uma companhia que tem uma lucratividade de 3%, de cada 1 mil reais vendidos, consequentemente, lucrará 30 reais.

Nessa perspectiva, preparamos este post para que você entenda a diferença entre os conceitos de rentabilidade e lucratividade. Continue a leitura!

Lucro líquido

O real rendimento de uma empresa é chamado de lucro líquido, que é realizado por meio de cálculo sobre a diferença entre o custo e a receita totais. E para realizar esse cálculo e descobrir o valor ganho, é necessário saber todas as despesas da sua companhia.

Se a receita total da sua empresa for de mil reais, por exemplo, e as despesas totais girar em torno de 300 reais, sem dúvida, o lucro líquido será de 700 reais.

Receita total

Todos os empreendimentos têm uma receita total, e essa compreensão pode ser feita, por exemplo, multiplicando o preço que o produto foi vendido e a quantidade de vendas realizadas. Isto é:

  • quantidade x preço = receita total.

Dica: Afinal, é possível aumentar os lucros sem precisar aumentar os preços?

Se a sua companhia vende dois mil produtos a 10 reais, consequentemente, terá uma receita total de 20 mil reais.

Velocidade de retorno

A velocidade de retorno é um aspecto existente no mundo dos negócios, determinando o tempo ideal para que o investidor tenha o retorno do seu dinheiro aplicado.

O cálculo é desenvolvido de modo inverso à da rentabilidade. Em outras palavras, caso a sua empresa aplicou 45 mil reais e, em um determinado período, gerou lucro líquido de 18 mil reais, dividindo-os resultará em 2,5 anos — ou seja, 2 anos e 6 meses. Nesse sentido, a partir deste período a sua empresa começará a ter o retorno.

Em resumo, esses processos fazem parte da realidade de uma companhia. E é fundamental que os gestores possuam esse conhecimento, visto que é possível acompanhar o desenvolvimento do negócio e descobrir os pontos positivos e negativos que ajudam ou atrapalham o sucesso da empresa.

Assim, é indicado acompanhar e analisar a rentabilidade e a lucratividade dos negócios, pois é uma forma de saber se a companhia está lucrando ou dando prejuízo para o seu administrador. A realização dos cálculos dessas duas características é simples.

Na rentabilidade, o cálculo deve ser feito com a divisão entre o valor do investimento inicial pelo lucro gerado em determinado tempo. Já da lucratividade, é feita a fração entre o valor do lucro líquido e o valor das vendas.

Com o intuito de aplicar um controle efetivo na sua companhia, é indicado que você contrate uma empresa de credibilidade que possa prestar esse serviço com qualidade.

Para facilitar ainda mais e contar com a automação, baixe gratuitamento nosa caluladora de lucros para empresas!

Calculadora de lucro para empresas

Gostou do nosso post que fala tudo sobre os conceitos de rentabilidade e lucratividade? Então, saiba mais sobre este e outros assuntos!