"Que as vendas sejam aumentadas!". Assim, como em um decreto real, é a forma que muitos empresários acreditam que conseguirão aumentar as vendas do negócio. Acontece que, como você deve saber bem, as coisas não funcionam bem dessa forma.

Por sinal, é justamente esse tipo de crença que faz com que muitos empreendedores cometam erros ao tentar aumentar os lucros. No final das contas, acabam comprometendo os seus resultados.

No post de hoje, nós vamos mostrar 4 erros que todo empresário comete ao tentar aumentar as vendas. Confira a seguir!

1. Não desenvolver a estrutura

Esse é o primeiro grande erro cometido pelos gestores quando buscam a ascensão das vendas. O que ocorre é que eles buscam novos clientes, investem em marketing, mas não criam a estrutura necessária para colher os resultados. Assim, perdem em qualidade de atendimento e, o que é pior, não atendem ao aumento da demanda.

É preciso, portanto, que a sua empresa crie toda a base necessária para suportar um aumento de vendas. Como fazer isso? A tecnologia é a solução: sistemas de automação, como softwares voltados para o controle de processos internos, por exemplo, podem ajudá-lo a atender com mais eficiência e diminuir os custos.

2. Não preservar o atendimento

Outro grande erro cometido pelas empresas que desejam aumentar as vendas é a dificuldade em manter a qualidade do atendimento. Isso acontece porque, com o aumento da demanda, os colaboradores não conseguem destinar toda a atenção especial para cada um dos clientes.

Vale lembrar que o atendimento é um dos principais atrativos de uma organização. De acordo com um estudo da Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, o cliente prefere ser bem atendido do que receber um produto de qualidade ou com preços baixos — aproximadamente 60% dos entrevistados responderam desta forma.

Dica: Como fidelizar clientes e melhorar resultados?

3. Não preparar os estoques

Aumento de demanda significa, também, a necessidade de uma gestão de estoques mais ágil, não é verdade? Afinal, é preciso que eles sejam comprados sob medida para que nada falte para o seu cliente. É justamente por esse motivo que as dificuldades de gestão de estoques é um erro que deve ser abordado aqui.

Estoques em excesso prejudicam o capital de giro da empresa, além de representarem possíveis perdas, como no caso de mercadorias danificadas. Por outro lado, se comprados em escassez, prejudicam o resultado em vendas e o atendimento, pelas dificuldades em atender as demandas.

4. Não pensar em escalabilidade

Em resumo, o maior erro que pode ser cometido por um gestor que deseja aumentar as vendas é não pensar na escalabilidade da empresa. O que isso significa? A escalabilidade acontece quando conseguimos aumentar a demanda sem que, para isso, seja necessário aumentarmos os custos da empresa.

Na maioria dos casos, quando queremos aumentar as vendas, precisamos contratar mais pessoal, realizar mais gastos relacionados à produtividade, entre muitas outras coisas. A tecnologia é a saída para conseguirmos atender mais sem que, para isso, seja necessário aumentarmos exponencialmente os custos do negócio.

Gostou do nosso post de hoje? Então conheça o Flua, o software de gestão financeira que irá facilitar suas rotinas! Clique no banner abaixo e saiba mais! 

Já conhece o Flua?