Na era digital dos softwares e da computação em nuvem, automatizar os processos para agilizar os processos do seu negócio se tornou uma necessidade fundamental. Para isso, nada melhor do que contar com a ajuda de um gerenciador financeiro empresarial.

O gerenciador financeiro é um recurso disponível on-line que permite organizar e controlar as finanças de sua empresa de forma rápida, simples e muito eficiente. Ainda não conhece essa ferramenta? Então confira agora as 6 principais características que você deve considerar para escolher o melhor gerenciador para o seu negócio:

Controle financeiro por centros de custo

Dividir sua empresa em centros de custo é uma forma eficiente de gerenciar todas as atividades financeiras. Cada setor corresponde a um centro de custos, com suas receitas e despesas específicas. Um bom gerenciador financeiro empresarial otimiza esse controle, reunindo informações por cada unidade estratégica. Os critérios para definir essas unidades ou setores vão depender do perfil do negócio. Seja como for, será possível visualizar a saúde financeira por cada área ou projeto, além de também visualizar suas finanças como um todo.

Dica: Veja por que controle financeiro e planejamento são importantes!

Fluxo de caixa projetado

O fluxo de caixa está ligado à saúde financeira da empresa de forma indissolúvel. É impossível controlar as finanças sem gerenciar o fluxo de caixa e desenvolver estratégias para otimizá-lo. Um bom gerenciador financeiro permite a visualização de todos os lançamentos da empresa (parcelados ou que periódicos), as contas a pagar e a receber, os saldos e assim por diante.

Mais do que isso, ele permite fazer projeções, ou seja, realiza a previsão de receitas e despesas para os meses seguintes, contribuindo para a tomada de decisões, para a elaboração de estratégias e metas de todas as equipes – sejam comerciais, operacionais ou financeiras.

Relatórios e filtros

Outra funcionalidade que você deve considerar na hora de escolher um bom gerenciador financeiro empresarial é a possibilidade de gerar relatórios e usar filtros que facilitem o acesso a determinadas informações. Dessa forma, o gestor poderá visualizar na própria tela ou imprimir (PDF, planilha, Excel) relatórios de lançamentos, saldos por conta (projeções), saldos por período.

Os filtros dão acesso aquela informação ou dado específico, bastando para isso utilizar os campos adequados: Período; Tipo; Centro de Custo; Valor e Categoria; Situação; Conta; Cliente; Fornecedor; Empresa.

Mensagens de lembrete

Um gerenciador financeiro permite que você seja avisado de todos os compromissos importantes, evitando o risco de esquecê-los, principalmente as contas a pagar (que, pagas em atrasos implicam em multas). Ele também possibilita o envio de lembretes diários através de e-mails, reforçando a necessidade de pagar ou receber determinadas contas.

Dica: Conheça as 5 melhores dicas de gestão financeira para utilizar em sua empresa!

Segurança dos dados

Em um gerenciador financeiro de alta qualidade, os dados transitam criptografados, que é a mesma estratégia usada nos bancos. A criptografia depende de um processo de decodificação. Assim, ainda que os dados sejam interceptados por terceiros mal intencionados, eles não poderão fazer uso nenhum deles, já que não conseguirão interpretá-los.  

O bom sistema de segurança conta também com backups automáticos, varreduras para evitar vírus, utilização de senhas para acesso a certas áreas.

Gráficos

Os gráficos são muito importantes para comparar dados, medir desempenho e quantidade de vendas, fazer estimativas, ter ideias precisas sobre gastos e lucros.  Por exemplo: o total que foi gasto no mês anterior; quais produtos/serviços equivalem a parcela maior de receita; que recurso está disponível no momento; o que se espera do faturamento nos próximos 3 meses e assim por diante.

Agora que você já sabe como escolher o gerenciador financeiro empresarial ideal para o seu negócio, que tal ajudar seus parceiros? Compartilhe este post nas redes sociais e informe os amigos sobre as práticas mais modernas do mercado!