A boa gestão financeira de uma empresa depende de vários fatores, que vão desde a integração de departamentos, registro correto de todas as entradas e saídas até o uso inteligente de soluções práticas e que otimizam sua rotina financeira. Neste post você vai descobrir como se livrar da planilha financeira e encontrar opções para gerir melhor seus recursos financeiros.

Utilize um sistema financeiro

Para largar das planilhas financeiras de uma vez por todas, que tal utilizar um sistema financeiro? O uso de softwares de gestão é extremamente indicado para as empresas, independente do tamanho ou dos produtos ou serviços que se comercializa. Outra boa opção é para aqueles empresários que querem focar em outras áreas do negócio e não querem abrir mão de controlar as finanças, o que pode ser facilitado com o uso de interfaces amigáveis e que tornem a gestão um processo mais fácil.

Agilize o seu negócio

O uso de sistemas financeiros é também bastante recomendado para aqueles empreendedores que estão começando ou para aqueles que são optantes pelo MEI – Microempreendedor Individual. Ou seja: empresários que exercem atividades simplificadas, o que irá permitir que o gestor acompanhe, com maior proximidade e eficiência, a gestão do negócio.

Dica: Organização financeira para MEI: 5 dicas que valem ouro!

Otimize e padronize processos

Como já foi possível perceber, a troca das planilhas financeiras por um bom software de gestão também está pautada na otimização e padronização dos processos, o que é benéfico para a empresa em vários aspectos. As vantagens são a diminuição do tempo de inserção das informações, o aumento na confiabilidade e transparência das atividades e maior eficiência no treinamento de novos funcionários ou substituição daqueles que saem de férias ou que precisam se ausentar por muito tempo.

Dica: Otimização de processos: por que você deve pensar nisso agora mesmo!

Integre diferentes áreas

A integração é outro destaque no uso de um bom software financeiro e que vai fazer você esquecer as planilhas financeiras, já que esse processo permite a otimização do tempo. Isso acontece porque as informações que são inseridas em um departamento poderão ser utilizadas de forma integrada em outros setores da empresa, como é o caso, por exemplo, do recebimento da mercadoria, registro do contas a pagar e, no caso de vendas, no contas a receber.

Dica: você sabe o que é Centro de Custo?
Entenda como ele poderá ajudá-lo na gestão financeira!

Gere relatórios diferenciados e completos

Os softwares financeiros possuem outra vantagem estratégica, que é a geração de relatórios diferenciados e completos. Esses relatórios apresentam os resultados da empresa por produto, departamento, linha de produção ou de acordo com as necessidades do gestor.

Dica: confira quais relatórios o sistema Flua poderá gerar para você com 1 clique!

Acesse suas informações de diferentes locais e dispositivos

Como o mundo corporativo é cada vez mais dinâmico, o acesso às informações financeiras e que servem para a tomada de decisão também deverá acompanhar essa agilidade nos negócios. O software possibilita que você acesse seus dados de qualquer lugar do mundo.

Agora está mais convencido de que a profissionalização e crescimento do seu negócio exigem o uso de soluções diferenciadas, como é o caso dos softwares financeiros? E você, o que tem feito pela gestão financeira da sua empresa? Não se esqueça de deixar seu comentário para compartilhar com outros gestores!