Com suas planilhas em mãos, você se depara com uma pergunta que não quer calar, "qual é a situação financeira atual de cada uma das minhas empresas e centros de custo?". Se você se identificou, e não consegue responder essa simples pergunta, não se preocupe, pensando nisso escrevemos o artigo de hoje especialmente para você que está tendo dificuldades em analisar suas empresas e centros de custo individualmente.

Confira 4 ótimos motivos para gerenciar separadamente suas empresas e centros de custo!

Saiba quais Empresas e Centros de Custo estão tendo bom desempenho

Uma de suas maiores dificuldades é saber qual de suas empresas e centros de custo estão tendo bom desempenho? Você estudou a fundo seus recursos, e mesmo assim não conseguiu tirar essa dúvida?

O problema está na falta de análise individual de cada empresa e centro de custo, isso pode complicar sua gestão financeira e dificultar a evolução da(s) sua(s) empresa(s).

Dica: Conheça as 5 melhores dicas de gestão financeira para utilizar em sua empresa

Planeje melhor seus investimentos

Você tem empresas em diferentes localidades? Está precisando fazer aquele ajuste nos investimentos? Qual das suas empresas está gerando prejuízo? E qual necessita de um investimento?

Uma gestão financeira eficiente não se trata simplesmente de saber o seu lucro e os recursos disponíveis, trata-se também de saber onde, o quê, e quanto você pode ou deve investir. São esses pequenos detalhes que permitem o crescimento da sua empresa, e para que isso ocorra é necessário saber a real situação financeira dela.

Conhecendo bem sua situação financeira, você consegue projetar o que é possível para sua empresa e o que ainda é possível. Por isso é importante analisar cada centro de custo separadamente, pois com uma análise específica de cada um você cria um conhecimento mais detalhado, o que vai auxiliar você a planejar uma forma mais assertiva de investimento financeiro para sua(s) empresa(s).

Diagnostique problemas financeiros

Problemas financeiros podem ser identificados com o acompanhamento detalhado do fluxo de caixa de cada uma de suas empresas e centros de custo separados, assim cada crédito e débito estará documentado, permitindo então diagnosticar quaisquer possíveis problemas financeiros na(s) sua(s) empresa(s).

Fluxo de caixa

Sem ter um conhecimento detalhado da cada empresa e centro de custo, seu negócio acaba estagnado dificultando o crescimento. Mas não para por aí, diagnosticar problemas permite criar um histórico da empresa e futuramente prevenir possíveis problemas financeiros, melhorando sua gestão e deixando sua(s) empresa(s) “caminhar” com maior facilidade.

Separe as finanças pessoais das empresariais

Como empresário, você reconhece que é necessário separar os créditos e débitos pessoais dos empresariais não é mesmo? Porém nem todos os empresários - principalmente quando se trata de micro e pequenos empresários - fazem essa separação.

É muito importante para a saúde financeira da(s) sua(s) empresa(s) que essa separação seja feita, pois sem separar seu financeiro pessoal do empresarial seus créditos e débitos acabam se misturando, causando uma confusão que dificulta uma gestão financeira eficiente e impede o crescimento da(s) sua(s) empresa(s).

Dica: Por que separar o controle financeiro empresarial do pessoal?

Gostou das nossas dicas de hoje?  Então se inscreva no banner ao lado e aprenda como melhorar sua gestão financeira!