Das lojinhas de bairro às multinacionais: não importa o tamanho da empresa, a automação de processos veio para ficar. Hoje, softwares internos para a gestão financeira são uma presença garantida nas organizações. Afinal, a automatização dos processos financeiros é uma das principais formas de garantir a produtividade em um mercado cada vez mais competitivo.

Mas os benefícios não param por aí. Se você ainda não sabe as vantagens que um software de gestão financeira pode trazer para o seu negócio, confira agora nossa lista com as 5 principais vantagens da automatização de processos e entenda porque tempo é dinheiro!

Garantia total de produtividade

Quanto tempo você leva para controlar as finanças da sua empresa por meio de planilhas manuais ou, até mesmo, no Excel? Além disso, na hora de coletar informações, será que é possível obtê-las com eficiência? Esses processos costumam tomar muito tempo do gestor, que deveria estar focado na atividade-fim e no planejamento do negócio.

O primeiro grande benefício da automação de processos, portanto, é a garantia de produtividade não só para o gestor do negócio, mas, principalmente, para os colaboradores, que precisam lidar com a rotina operacional diariamente.

Diminuição dos custos do negócio

Em um primeiro momento, muitos gestores acreditam que a aquisição de softwares ou aplicativos internos significa um custo para a organização. No entanto, eles deveriam encarar esse tipo de compra como um investimento. Afinal, a longo prazo, a automação significa uma redução de custos do negócio.

Dica:  Você é um empreendedor que deixa de ganhar dinheiro tentando "economizar dinheiro"?

Em primeiro lugar, os processos manuais tomam mais tempo do que o necessário, o que impacta na produtividade e, posteriormente, na lucratividade do negócio. Além disso, com a tecnologia o gestor pode economizar com o capital humano, o que também é um benefício. Por fim, temos a redução dos gargalos de produção. Mas como isso impacta na produtividade?

Redução dos gargalos de produção

Afinal, o que são os gargalos de produção? Basicamente, trata-se de pontos nos processos internos que apresentam problemas, como desperdícios, improdutividade ou erros, que levam ao retrabalho.

Hoje, a tecnologia se tornou tão presente nas organizações que os processos naturais já são considerados como gargalos de produção por si só. Afinal, eles estão mais suscetíveis a erros e costumam levar a um desperdício natural de recursos – o capital humano empregado na atividade, por exemplo.

Uma vez reduzidos esses riscos, os processos internos se tornam mais ágeis e reduzem sua margem de erro.

Integração da comunicação interna

Em uma visão macro, todos os setores de uma empresa são interdependentes. Informações disponibilizadas pelo marketing, por exemplo, podem interessar a equipe de finanças e de vendas.

Dica:  Otimização de processos: por que você deve pensar nisso agora mesmo

Facilitar a comunicação entre esses setores é uma grande necessidade na empresa e, novamente, a automação entra como uma poderosa aliada. Sistemas internos integrados garantem não só a atualização em tempo real de todos os dados, mas, principalmente, a facilidade de transmissão das informações.

Monitoramento efetivo da empresa

Por fim, o último benefício que merece destaque é a melhoria no monitoramento da organização. A maioria dos sistemas internos destinados à automação permitem que o gestor e sua equipe possam acessá-los de qualquer lugar. A atualização constante dos dados também reduz a chance de erros e retrabalhos.

Assim, além de monitorar em tempo real todos os resultados, um bom software de gestão financeira também conquista mais autonomia e mobilidade. É importante considerar que a fase do monitoramento é tão importante quanto a do planejamento. Por isso, a ajuda da automação é sempre bem-vinda!

Gostou das nossas dicas? E para você, quais são as principais vantagens da automatização de processos? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe conosco sua opinião!