Microempreendedores, cada dia mais presentes no mercado costumam, principalmente quando são navegantes de primeira viagem no ramo, cuidar minuciosamente de todas as áreas de seu negócio e de todas as etapas da execução dos serviços e produtos oferecidos por sua empresa. Tarefas rotineiras inegavelmente entram nesse extenso quadro de afazeres, e um dos erros mais comuns é que o empresário gaste mais tempo com elas do que o realmente necessário, gerando um ciclo quase interminável de problemas a serem resolvidos e energia gasta de forma errada.


A gestão financeira de uma empresa, independentemente do seu tamanho, é essencial para o crescimento e sobrevivência do negócio. Dentro deste contexto, o controle de fluxo de caixa se destaca por permitir uma melhor organização e otimização dos registros de entrada e saída de recursos. Neste post você vai compreender como fazer o controle de fluxo do seu negócio de forma correta e usufruir de todos benefícios que este pode trazer para sua empresa.

O gestor que quer enxergar com máxima clareza as finanças da sua empresa precisa conhecer a importância do fluxo de caixa. Essa ferramenta permitirá a ele conhecer a fundo aspectos relevantes à saúde do seu negócio, estando, portanto, diretamente ligada ao sucesso que ele terá.

A redução de custos é essencial para que uma empresa possa se manter competitiva no mercado — seja aumentando a lucratividade ou reduzindo os preços dos produtos e serviços. Em tempos de crise, essas ações são indispensáveis, visto que, nessas épocas, o volume de vendas diminui inevitavelmente.
A seguir, vamos oferecer algumas dicas que ajudam a reduzir custos e que, ao mesmo tempo, são simples de colocar em prática. Confira!

A boa gestão financeira de uma empresa depende de vários fatores, que vão desde a integração de departamentos, registro correto de todas as entradas e saídas até o uso inteligente de soluções práticas e que otimizam sua rotina financeira. Neste post você vai descobrir como se livrar da planilha financeira e encontrar opções para gerir melhor seus recursos financeiros.

Neste post você vai entender como (e por que) avaliar a saúde financeira da empresa, o que você deverá levar em conta nesta hora e como estes indicadores e informações poderão ser utilizados como diferencial competitivo pela sua organização.

São diversas as ferramentas que podem ser adotadas, porém algumas delas são essenciais para que se evitem prejuízos e consiga-se realizar o acompanhamento. Clique aqui e veja quais são elas!

Para a efetiva gestão financeira, precisamos de organização.
A base para organizarmos despesas e receitas é possuirmos um bom plano de categorias financeiras, que permita ao administrador realizar análises referentes a custos, despesas e vendas, assim como montar projeções e tomar decisões.

O Flua é um sistema para facilitar o dia-a-dia financeiro de micro, pequenas empresas e micro empreendedores individuais.